enespt-br

01/07 – DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA

01/07 – DIA MUNDIAL DA ARQUITETURA

Afinal, qual é o Dia da Arquitetura?

Hoje (01.07), é comemorado o dia Mundial da Arquitetura e, ainda que em 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA) tenha mudado a data para toda primeira segunda-feira de Outubro, para “lembrar ao mundo da sua responsabilidade coletiva pelo futuro do habitat humano”, a maioria dos países e instituições ainda comemoram esse dia em sua data original.

Arquiteto: Ruy Ohtake

Arquiteto: Ruy Ohtake

 

O que significa arquitetura para você?

Primeiro vamos tirar um momento para pensar no potencial da arquitetura, e consequentemente dos arquitetos socialmente conscientes, para transformar e melhorar a vida das pessoas em todo o mundo.

Podendo atuar no setor público e privado, em empresas de arquitetura, construtoras ou como profissionais autônomos, os arquitetos possuem infinitas possibilidades de atuação, sendo capazes de transformar nossas vidas em nossa casa, em nosso ambiente de trabalho, em instituições de ensino, praças, hotéis, hospitais, e em tudo o que vemos!

Como já dizia John Ruskin, escritor e poeta com grande influência na arquitetura: “A arquitetura é a arte que dispõe e adorna de tal forma as construções erguidas pelo homem, para qualquer uso, que vê-las pode contribuir para sua saúde mental, poder e prazer.”

 

As mentes por trás da arquitetura.

Não é a toa que quando pesquisamos “Arquitetos Brasileiros” no Google, o primeiro nome a aparecer é o de Oscar Niemayer (1907-2012).

recorte_blog_dm_da_arquitetura2

“A vida é mais importante que a arquitetura” (Oscar Niemayer).

Com curvas sensuais em seus projetos, o mundo foi tomado por uma nova influência e hoje é estudado como o grande pioneiro da arquitetura modernista.

No entanto, outros grandes profissionais conseguiram projetar sua criatividade em obras e contribuir para a arquitetura brasileira, então, para comemorarmos o Dia Mundial da Arquitetura, separamos aqui 4 profissionais em que tivemos a honra de realizar seus projetos!

Arquiteto: Sigbert Zanettini

Arquiteto: Sigbert Zanettini

 

  • Ruy Ohtake – Hotel Unique
  • Sigbert Zanettini – Marquise do Hospital Albert Einstein
  • Fernando Peixoto – Edifício Vasco da Gama
  • Oscar Niemayer – Catedral e Torre Digital de Brasília

 

Arquiteto: Fernando Peixoto

Arquiteto: Fernando Peixoto

Quer saber mais detalhes sobre esses arquitetos e como trabalhamos em cada uma dessas obras?

Acompanhem os próximos posts do nosso Blog! :)

 

E com essa homenagem desejamos um Feliz Dia da Arquitetura para todos aqueles que projetam sonhos!