enespt-br

Dia Internacional do Meio Ambiente!

Dia Internacional do Meio Ambiente!

Hoje, 5 de Junho, é o Dia Internacional do Meio Ambiente! A palavra “sustentabilidade” nunca foi tão discutida e relevante. Atualmente ser “sustentável” é quase que uma obrigação. As empresas têm buscado o desenvolvimento sustentável, que significa atender às necessidades do presente, não comprometendo as próximas gerações.

Muitos pensam que o crescimento econômico deve ser crescente, juntamente com a utilização de recursos naturais, explorando ao máximo o que há no meio ambiente. Acontece que esta é a maior ameaça para nós e para as futuras gerações, visto que os recursos naturais são finitos. Portanto o desafio da atualidade é que o crescimento econômico seja crescente e a utilização dos recursos naturais decrescente.

Na área da construção civil sabemos que os impactos ambientais gerados são consideráveis. O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma muito intensiva.

Dessa maneira, o que é necessário para melhorar esse aspecto na construção civil? A redução e a otimização do consumo de materiais e de energia!

É o que fazemos! Falando especificamente dos nossos produtos, sempre tivemos como base o desenvolvimento sustentável! Os nossos produtos propiciam uma substancial economia no consumo de energia elétrica, seja para refrigeração ou calefação de ambientes, em função do desempenho técnico dos mesmos. Os vidros modernos podem filtrar os raios solares, de forma seletiva, reduzindo em até 80% a entrada de calor nos ambientes sem diminuir a luminosidade. Podemos diminuir, então, a utilização de luz artificial e do ar condicionado.

Outra vantagem desse material é o potencial para reciclagem. Um exemplo prático foi a restauração da Catedral de Brasília (projeto de Oscar Niemeyer), onde as 70 toneladas de sucata dos antigos vidros da Catedral foram 100% recicladas nos fornos da Cebrace e estão presentes em milhares de janelas brasileiras. Vale lembrar também que hoje em dia podemos contar com os vidros fotovoltaicos, os quais permitem a absorção da radiação solar e convertem a energia em eletricidade. Já ouviram falar sobre isso?

Outro ponto interessante dos nossos produtos é a redução dos materiais utilizados. Reduzimos o uso do alumínio em comparação com os produtos convencionais e, muitas vezes, o eliminamos completamente! São utilizadas 5 toneladas de bauxita para produzir somente 1 tonelada de alumínio, além do enorme consumo de energia para sua produção. Portanto, julgamos que a sua aplicação deve ser racional e com consciência.

Pela redução drástica ou eliminação do uso do alumínio, o consumo de energia e emissão de GEE (Gases do Efeito Estufa) nos nossos produtos são reduzidos em no mínimo 50% com relação aos sistemas convencionais, conforme estudo:

Sem título

Sem título1

Existem muitas ações a serem tomadas para garantirmos um mundo mais sustentável, cabe aos profissionais saberem o que priorizar e aos consumidores escolherem a melhor opção!

Não só no Dia Internacional do Meio Ambiente, mas em todos os outros, faça a sua parte!

 

 

 

Fontes: Ministério do Meio Ambiente

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/constru%C3%A7%C3%A3o-sustent%C3%A1vel